MongoDb – Instalação

Olá!

Nesta semana teremos aqui em São Paulo o MongoDB São Paulo 2012. Um evento abordando o uso deste banco de dados NoSql. Eu estarei lá aprendendo mais sobre esta tecnologia de banco de dados.

Para começar, vamos discutir como instalar o MongoDb.

mongodb_logo

Em primeiro lugar, é preciso fazer o seu download. Para fazer o seu download acesse a seguinte url: http://www.mongodb.org/downloads. Para este exemplo utilizarei a versão 2.0.6 para Windows 64bits.

Depois de feito o download extrai o conteúdo do arquivo ZIP em alguma pasta de sua máquina, no caso descompactei os executáveis do MongoDb no caminho C:\Program Files\MongoDb\bin.

MongoDb_path

Para iniciar o MongoDb é preciso criar uma pasta para que os arquivo dos banco de dados fiquem salvos. Por padrão, os arquivos do MongoDb ficarão na pasta C:/Data/Db, mas este caminho pode ser parametrizável. Para registrar os arquivos de banco de dados do MongoDb o diretório C:\MongoDb\. Logo em seguida, abra como administrador o prompt de comando do Windows, navegue até a pasta que contém os executáveis do MongoDb (no meu caso seria a pasta C:\Program Files\MongoDb\bin) e digite o comando abaixo para iniciar o MongoDb e indicar qual pasta deve conter os arquivos do banco de dados.

mongod --dbpath c:\MongoDb\

Logo depois de executado este comando sera reservada a porta 28017 para os acessos ao banco de dados. Também pode ser visto que após de ser executado, o MongoDb ficará aguardando por novas conexões na porta 28017. Para testarmos a conexão, abra outro prompt, navegue até a pasta onde estão os executáveis do MongoDb e digite o comando abaixo, ele irá conectar no MongoDb.

mongo

A imagem abaixo mostra o comportamento do outro prompt quando uma conexão é feita a instância ativa do MongoDb.

mongodb_running

Outra feature interessante do MongoDb: se acessar a url http://localhost:28017/ , você terá acesso ao MongoDb Web Admin Interface. Muito bacana!

mongodb_page

Mais informações sobre o processo de instalação do MongoDb no Windows podem ser encontrados neste link: http://docs.mongodb.org/manual/tutorial/install-mongodb-on-windows/

Este foi o primeiro contato com o MongoDb. Nos próximos posts demonstrarei como fazer acesso, armazenar e consultar dados utilizando C#.

Espero que este post seja útil.

Por

Fernando Henrique Inocêncio Borba Ferreira

Microsoft Most Valuable Professional – Data Platform Development

Anúncios

One Response to MongoDb – Instalação

  1. Pingback: Integrando MongoDB com .Net e LINQ « Fernando Henrique Ferreira

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: