Anúncios

Como criar um Banco de Dados no SQL Azure

O SQL Azure representa um conjunto de serviços que fornecem a capacidade de processamento e armazenamento de dados relacionais no Windows Azure. O SQL Azure nos permite fazer uso dos mesmos recursos que estamos acostumados no SQL (persistência de dados, BI, relatórios, replicação e outros).

Neste post irei descrever como criar seu banco de dados no Windows Azure, nos próximos posts vou demonstrar como devemos fazer para consumir os dados deste banco de dados utilizando os recursos nativos do .Net Framework.

Vamos então a criação do banco de dados!

1 – Faça logon em sua conta do Windows Azure
2 – Vá até o painel de gerenciamento do Windows Azure e clique no ícone “Novo Servidor de Banco de Dados”

Capture02

3 – Logo, três barras surgirão, selecione a última barra, chamada “Criar um novo Banco de Dados do SQL Azure”

Capture03
4 – Logo se abrirá um wizard com um conjunto de passos necessários para criação do seu banco de dados no SQL Azure. Na primeira janela do wizard selecione a sua assinatura do Windows Azure e em qual servidor deseja criar seu banco de dados.

Capture05

5 – Selecione  a região na qual o servidor deverá ficar hospedado. Neste passo eu selecionei a região “South Central US”.

Capture06

6 – Na próxima janela será preciso informar um nome de usuário para o administrador do banco de dados e sua respectiva senha. O nome do administrador não pode ser igual a: “admin”, “administrator”, “sa”, “root”, “guest”, “dbmanager” e “loginmanager”. A senha também possui algumas restrições, devendo conter pelo menos oito caracteres, com letras maiúsculas, minúsculas, com números ou caracteres especiais.

7 – Neste próximo passo do wizard será preciso informar um intervalo de IP válido. Forneça um range válido.

Capture09

8 – E por fim, a criação do banco de dados. Neste passo é necessário informar qual nome, edição e tamanho máximo serão adotados para criação do banco de dados.

Capture10

9 – Depois de criado o servidor será possível ver seu impacto no Windows Azure, basta clicar sobre a assinatura na qual o banco de dados foi criado e logo se podem ver todos os servidores associados a esta conta. No caso, como esta conta é nova, temos apenas o servidor de banco de dados que acabamos de criar. Guarde bem o nome listado na coluna “Nome do Servidor Totalmente Qualificado”, os valores desta coluna são importantes, pois eles indicam qual o nome do servidor que devemos acessar para consumir os dados do SQL Azure.

Capture12

10 – Para testar nossa conexão (e também permitir a edição do banco de dados através de uma ferramenta de interface gráfica) abra o SQL Server Managemente Studio. Na tela de login informe o nome do servidor (o mesmo listado na coluna “Nome do Servidor Totalmente Qualificado” da tela anterior) e informe as credenciais geradas durante o passo 6. Desta forma você fará o primeiro acesso ao SQL Azure.

Capture13

Capture14

Espero que este post seja útil a todos que queiram criar bases de dado SQL Azure.

Obrigado e até o próximo!

Por
Fernando Henrique Inocêncio Borba Ferreira
Microsoft Most Valuable Professional – Data Platform Development

Anúncios

2 Responses to Como criar um Banco de Dados no SQL Azure

  1. Pingback: SQL Azure – Consultando dados « Fernando Henrique Ferreira

  2. Pingback: Windows Azure Storage | Fernando Henrique Ferreira

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: