As diferenças entre defeito, erro e falha.

Olá,

Você conhece as diferenças entre os termos defeito, erro e falha? Parecem ser conceitos muito parecidos, comumente generalizados pela palavra “bug”. Mas estes três termos expressam idéias, situações e usos diferentes.

Defeitos são caracterizados como passos, processos ou definições de dados incorretas. Um defeito ocorre no nível mais baixo do hardware ou em uma linha de código. O defeito é a causa de um erro, mas não necessariamente sempre acarreta em um erro, pois a linha que contém um defeito pode nunca ser executada.

Os erros ocorrem durante a execução de um programa e caracterizam-se por um estado inconsistente ou inesperado (i.e., uma informação corrompida), fruto da execução de um defeito. Os erros são a causa das falhas, mas não necessariamente levam a um estado de falha, pois o estado inconsistente pode nunca ser utilizado.

Falhas são desvios da especificação, isto é, comportamentos da aplicação que diferem do comportamento esperado. Falhas ocorrem em decorrência aos erros.

Referência: Delamaro, M.; Maldonado, J; Jino, M.; Introdução ao Teste de Software. Editora Campus, 2007.

Obrigado e até o próximo!

Por
Fernando Henrique Inocêncio Borba Ferreira
Microsoft Most Valuable Professional – Data Platform Development

Publicidade

2 comentários sobre “As diferenças entre defeito, erro e falha.

  1. por mim diferenciando erro d falha seria seguinte , erro seria uma accao que o homem faz sem conhecimento cientifico enquanto falha o homem faz por base d conhecimento cientfico mas por lapso comete falha sem querer dzer que o homem n sabe executar!!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.